Presidente da União SoviéticaLEONID ILITCH BREJENEVЛеони́д Ильи́ч Бре́жнев
Mandato:16 de Junho de 1964 a
10 de Novembro de 1982
Brejnev era filho de um metalúrgico russo. Apesar da sua ascendência russa, manteve fortes costumes ucranianos durante toda a sua vida. Igual a outros jovens proletários dos tempos da Revolução Russa de 1917, faz os seus estudos técnicos em metalurgia. Em 1923 inscreve-se na organização juvenil do Partido Comunista e em 1931no próprio PCUS.
Em 1935-36 faz o serviço militar obrigatório. Primeiro emprega-se numa companhia de Cavaleiros, e segue cursos relacionados com os carros de combate antes de passar a exercer o cargo de comissário político. Depois, passa a ser o director do colégio técnico de metalurgia de Dniprodzerzhinsk. É encaminhado bastante cedo ao centro regional de Dniepropetrovsk e em 1939 converte-se em secretário do Partido, a cargo das importantes indústrias pesadas de Defesa.
Brejnev pertence à primeira geração de soviéticos que não conheceram a época anterior à Revolução Russa e é demasiado jovem para participar de verdade nas lutas sobre a sucessão de Lenine como líder revolucionário em 1924. Na época em que Brejnev entra no Partido, Josef Stalin já era o Secretário-Geral do Partido. Brejnev, como outros jovens comunistas da sua época cresceu aceitando o stalinismo. Os que sobreviveram ao Grande Expurgo de 1937-39 alcançaram rapidamente diversas promoções, já que a eliminação de muita gente deixava livres muitos postos nos níveis altos e médios do Partido, do Governo e das Forças Armadas.