quarta-feira, 7 de abril de 2010

O ANO EM QUE EU NASCI


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CINEMA PORTUGUÊS
NOJO AOS CÃES
de António de Macedo



COM: Ana Leiria, Avelino Lopes, Clara Fiúza, Clara Silva, Eduarda Pimenta, Helena Balsa, Ilda Silvério, João Francisco Pestana e João Mário Mascarenhas.



SINOPSE: Uma equipa de televisão oficial vai fazer a reportagam de uma manifestação estudantil. Não se vê quem filma, somente o que é focado.
Os manifestantes dirigem-se por vezes aos técnicos, insultando-os devido às suas ideias retrógadas. Tenta-se uma identificação não-confortável entre aquele grupo da TV e o espectador conformista.


ANTÓNIO DE MACEDO

António de Macedo nasceu, em Lisboa, em 5 de Julho de 1931. No início da sua carreira, e durante alguns anos, exerceu a profissão de arquitecto que abandonou em 1964 para se dedicar ao cinema, à literatura, à pesquisa de músicas de vanguarda. Especializou-se na investigação das religiões comparadas, das tradições esotéricas, de história da filosofia e da estética audio-visual, da literatura fantástica e da ficção científica, temas que tem abordado em inúmeros colóquios e conferências, e em diversas publicações.

OBSERVAÇÕES: Proibido pela censura, por "perigoso e contrário aos interesses nacionais", havia ordens para excluir qualquer notícia sobre este filme. Seleccionado para o Festival de Cinema de Bergamo, António de Macedo foi confrontado pelas autoridades por o ter feito sair do país clandestinamente.
"Nojo aos Cães", rodado em 1970 com os estudantes do Grupo Cénico da Faculdade de Direito, de forma quase clandestina e proibido para exibição em Portugal, é a celebração de um happening, uma espécie de ritual catártico onde são questionados todos os temas que se relacionam com a condição de jovem e de estudante, dois anos depois de Maio de 1968 e um ano depois dos acontecimentos de Coimbra. Filme experimental, rodado directamente na película de cópia, em precárias condições financeiras, é o modelo de filme contestatário, que se pretende livre e libertador. António de Macedo preferiu esta forma a qualquer modelo de indagação documental, a qualquer forma de reportagem realista, mas o controlo dos materiais utilizados nem sempre é eficaz."

PRÉMIOS E FESTIVAIS:

Festival de Valladolid 1970 (Espanha) - Prémio Valores Humanos

Festival de Benalmadena 1970 (Espanha) - Prémio da Federação Internacional de Cineclubes (primeira apresentação ao público)

Festival de Bergamo 1970 (Itália)

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